segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Jornal Vagalume IV

                                         FESTAS
        Nos dias 23, 24 e 25 do mês corrente o Município de Canoinhas passou por momentos de grandes festivais.
Dias 23, 24 e 25 na cidade foi momento de maior júbilo, sendo que todo povo assistia a "2ª Exposição Agro-Avícola e Industrial". Tudo decorreu na maior harmonia. Foi muito bem representado os produtos , o gado vacum, equino, caprino, suíno, como também grande número de máquinas agrícolas, as quais nos trazia uma ideia de que a nossa agricultura está sendo moderna, sendo assim os trabalhos executados com maior rapidêz. No dia 25 no decorrer das 14 horas desfilou todas as máquinas e tratores quais ali se continha.
Dia 23 e 24, no povoado de Marcílio Dias, como em todos os anos, houve a disputa de campeonatos de tiro ao pombo e ao prato, no local do Standard. A vitória coube a um paranaense, ainda jovem.
A cidade teve visita de S. Excia Governador Jorge Lacerda, por motivo de festejos.

Texto do Jornal de 30 de nobembro de 1957
Diretor: Antônio Salai
Gerente: Terezinha E. Möbius
Redator: Nelson Batista


                                           Noticiário

          Nosso grupo chama-se Grupo Escolar Prof. "Manoel da Silva Quadros". NO corrente ano letivo matricularam-se 189 anos.
Possui 4 salas espaçosas onde recebemos a instrução. Neste ano houve em nosso Grupo Escolar, uma bonita festa dedicada as mães. Os alunos recitaram e ofereceram presentes às sua mãezinhas.
Estamos também trabalhando no Clube Agricola. Já carpimos e viramos a terra. Iremos plantar ervilhas, repolho, cenouras antes das férias.
Os alunos do nosso grupo participatram das provas para concorrer ao título de finalista, na Maratona Cultural, que está sendo efetuada para as festividades do cinquentenário de Canoinhas.
Nosso grupo agora tem um novo diretor. é o Sr. Olavo Raul Quandt. Desejamos-lhe as boas vindas, e que seja muito feliz em nosso meio.
Nossas férias começarão dia 1º de julho. Possuimos uma Biblioteca no grupo onde alugamos bons livrinhos de histórias.
As associações escolares que funcionam no estabelecimento são: Pelotão de saúde, Biblioteca Infantil, Liga Pró Língua Nacional, Clube de Leitura, Clube Agrícola, Jornal Escolar e Cooperativa Escolar. Todos os alunos colaboram nestas associações.
Neste mês aniversariam os seguintes alunos: Ondina Gonçalves, Helena Maria Paladino, Elfrida Radoll, Sadi Todt, Guido José Jantsch, Renilda Farias, Almir Nascimento, Renate Ikier.
             Marcílio Dias, 25 de junho de 1961

Diretor: Argos Luis Steilein
Gerente: Cecília Vitovski
Redatores: Edith T. Hauffe, Dóris Anton, Anete Jantsch


        Colaboração do IV ano X

        Descrição: Marcílio Dias

        Nossa localidade consta de uma paisagem vistosa com variadíssimas casas.
        Primeiramente contamos com duas igrejas de material; a côr amarelo Protestante e a Católica côr branca. Um estabelecimento de ensino primário que é o Grupo Escolar Professor Manoel da Silva Quadros de côr amarelo, enfeita o panorama de Marcílio Dias.nele funcionam as seguintes séries: 1º ano Z, 2º ano X e Z, 3º ano X, Z, 4º ano X, Z, 5º ano, pré-primário e jardim.
Uma fábrica de Parquete junto da qual se acha um armazém a disposição do povo.
Destacam-se os seguintes bares: Bar Estrela, bar São Bernardo e ainda 4 casas de comércio. Um salão de baile muito agradável cuja sociedade possui uma Banda musical Wiegando Olsen. Duas cerâmicas, um cartório e o correio favorecem a comunidade da cidade e do interior.
Uma espaçosa estação ferroviária, a estrada de ferro R.V.P.SC que vem de São Francisco e vai a Porto União. Uma locomotiva faz a linha de Canoinhas a Marcílio Dias. Junto a estação há um restaurante com apetitosos doces e salgados e bebidas objeterias.
Assim descrevi Marcílio Dias.
Aluna: Soeli Cchipanski

Marcílio Dias, 30 de junho de 1968
Diretor: João Bueno da Silva
Gerente: Érico Celso Jürgensen
Redatores: Estela Vitovski, Célia Marros, Terezinha Elisete Cordeiro, Mirtes Koehler

Nenhum comentário:

Postar um comentário