sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Formatura Aniversário 52 anos do 3º BPM

              A formatura realizada teve dois objetivos. Reconhecer o trabablho desenvolvido pelos Policiais Militares, os quais se destacaram no desempenho de suas funções. Também foi distinguido nesta solenidade, com o título Honorífico "Amigo do 3º Batalhão da Polícia Militar", pessoas que através de seus gestos, palavras e ações de amizade, generosidade e companheirismo para com o Comando e demais integrantes do Batalhão, tornaram possível a realização de diversos empreendimentos e desta forma estreitaram os verdadeiros laços da comunidade e a Polícia Militar.

               Rolf Baukat, Presidente do Conseg Norte de Marcílio Dias, recebeu o diploma de
          "Amigo do 3º BPM".





 
Palavras do Ten Cel PM Cmt 3ºBPM Mario Renato Erzinger :
"Permitam-me fazer uma referência na visão deste Comandante do que é ser amigo e ser gente boa.
É gente honesta, direita e trabalhadora, gente que leva bem sua família, que esta sempre disposta a
ajudar os outros e que mostra honradez no seu cotidiano. É gente em quem podemos confiar. Gente boa é uma
qualidade inata do coração, que vai além do plano econômico, social e intectual. É aqueles que no trabalho
saltam no lugar do outro que faltou, porque as coisas tem que ser assim e devem funcionar, independente
dos sacrifícios que isso comporta. Gente boa é gente humilde, mas acima de tudo gente boa é o que os
senhores representam em nossa comunidade, pelo exemplo que são. Em que se pese todos os desmandos de nosso País,
 ele ainda funciona por causa desta gente boa. Muito obrigado por tê-los no rol dos nossos amigos, motivo pelo qual
terão seus nomes gravados nos anais da história deste Batalhão. Muito obrigado por terem aceito
o convite e permitido homenageá-los chamando-os de 'Amigos do 3ºBPM'.

                Nesta solenidade Ronaldo Baukat recebeu Medalha de Honra ao Mérito e foi
           promovido a Cabo.





Rolf e Ronaldo com o Capitão Sasinski e membros do Conseg Norte de Marcílio Dias.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Fotos antigas

João Ferreira e seus colegas de trabalho da Rede Ferroviária.

Trem tombado.

João Pedro, Osvado, Rogério, José, João, Orlando
na Firma Wirgando Olsen.
Fotos cedidas por Francisca Aparecida Ferreira.

Veteranos.
Em pé: Tiburski,..., Irineu Brey, Nacir, Wilmar Gonçalves, Coringa, Ricardinho,
Branquela, Jaime e Adão.
Agachados: ..., Zico Kotelak, Cebinho, Biscoito, Renato Santos, Janderson.

Alunos da Escola Manoel da Silva Quadros em desfile cívico, no mês de
setembro, década de 1980.


Ferroviários na estação, década de 80. Nesta foto, o segundo em pé da esquerda
para a direita é o Nelson Figueiredo, já falecido.

Fotos cedidas por Regina Laatch.
 

Gincana dos alunos da Escola Manoel, 1985.
Professora e alunos da Escola Manoel.
Não temos os nomes dessas pessoas nem a data em que foi tirada a foto.
Igreja Assembleia de Deus em São Cristóvão, Três Barras.
Esta igreja foi construída com a madeira de uma igreja  da Assembleia de Deus,
daqui de Marcílio.
Cinquentenário da firma Wiegando Olsen. Nesta foto está Antonio Fioravante
dos Santos que cedeu a foto.
Cinquentenário da Firma Wiegando Olsen.
Casamento em Marcílio, final da década de 70. Era ssim que os moradores
 assavam churrasco, cavando um buraco na terra.

Antigo restaurante e estação, década de 80 aproximadamente.
  

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Memórias de Marcílio

Texto da aluna Catarine Holler do 7º ano da Escola Manoel da Silva Quadros,
baseado no depoimento de Elsbeth S. Müller.
Este texto participou da Olimpíada de Língua Portuguesa e foi orientado pela
professora Marilde Salomon Ruppel.

Dona Elsbeth e Catarine.

Jogadores de Marcílio e amigos participando dos Jogos da Primavera.


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

4. A ESTRADA DE FERRO –desviou de Canoinhas para Marcílio Dias.


            O Brasil, desde a conquista portuguesa em 1500, teve sua base econômica no litoral. Com a descoberta do ouro no final do século XVI começaram a surgir os caminhos para o interior e que seguiam os antigos traçados indígenas, como o Piaberu. Surgiram assim vários caminhos de tropas para o interior. A construção de estradas para o trânsito de carroças,  só ocorre no século XIX. Uma dessas foi a estrada Dona Francisca, iniciada em 1853 e tinha como objetivo chegar ao Paraguai. Mas o transporte de mercadorias de grande volume, como a erva-mate e madeira, era lento e o frete se tornava  muito caro. A solução para esse problema foi apresentada pelo engenheiro João Teixeira Soares, por volta de 1885. Entregou ao governo imperial, um plano de construção de ferrovias, ligando São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, no sentido norte/sul e a partir desse tronco principal,  ramais que atingiriam o litoral dessas Províncias, atuais Estados. Fez estudo por conta própria e convenceu o governo imperial de que essa ferrovia ira favorecer a colonização na região sul do Brasil. Soares recebeu a concessão das mãos do imperador D. Pedro II no dia nove de novembro de 1889 e no dia 15 foi proclamada a República. O governo provisório republicano, analisou a viabilidade do projeto e ratificou a concessão em sete de abril de 1890. Segundo Thomé, (1980), “Nesse ano Teixeira Soares tratou de levantar o capital junto aos investidores europeus. Obtendo êxito nessa empreitada na Inglaterra e na França, fundou a Compagnie Chemins de Fer Sud Ouest Brésilens, para a qual transferiu a concessão.”
            Em 1892, uma comissão de engenheiros chefiados por Lauro Müller, visitou São Francisco e escolheu o melhor local para iniciar a construção da estrada de ferro ligando o porto de São Francisco até a vila de São Bento. O primeiro trecho ligando São Francisco a Joinville foi inaugurado em agosto de 1906, pelo presidente Afonso Pena.
            Os trabalhos no tronco principal estavam sendo realizados, quando em 1894, parte da concessão inicial, foi adquirida pela Companhia Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande, cabendo-lhe construir o trecho Itararé ao Rio Uruguai. Por solicitação da Companhia, o governo republicano, pelo Decreto no. 3947 de 7 de março de 1901,  autorizou à Companhia a realizar estudo para a implantação do ramal ligando São Francisco a União da Vitória.
Os trabalhos continuavam em ritmo lento quando o catarinense Lauro Müller foi nomeado Ministro da Viação e Obras Públicas. Este convidou Percival Farquhar, capitalista norte-americano a investir no Brasil. Farquhar veio e fundou a Brasil Railway, (1906) que adquiriu o controle acionário da Companhia Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande.
            Com grande soma de recursos houve aceleração na construção do tronco principal ligando São Paulo e Rio Grande do Sul. Das obras desenvolvidas por Farquar, destacou-se a do ramal  ligando, o porto de São Francisco do Sul ao tronco principal.

            A trecho entre Rio Negro e Porto União,  teve seu projeto aprovado pelo decreto 7492 de 5 de agosto de 1909 e passava por Três Barras onde o Sindicato Farquhar instalou nesse ano a Southern Brazil Lumber and Colonizatin Campany, uma serraria para realizar o beneficiamento de pinheiro e imbuia e  para desenvolver um projeto de colonização.
            Para isso adquiriu 74 mil alqueires de terra na margem esquerda do Rio Negro, proximidades de sua confluência do  Rio Iguaçu, entre as vilas de Canoinhas e Rio Negro e fixou a serraria em Três Barras.
Pelo projeto original, a ferrovia no trecho Rio Negro a Porto União, passava de Três Barras. A linha seguia em direção a oeste, passando por Canoinhas e seguindo sempre por terreno seco até alcançar Porto União. Em 1912 o trecho Três Barras a Canoinhas já estava demarcado e a estação ferroviária já estava contratada. Segundo Stulzer (1980...)

         “Em outubro ou novembro de 1912 um empreiteiro, por uma dívida de 500$000, é assassinado pelo alferes Mustapha, da Polícia. O criminoso foi processado, os demais soldados recolhidos a Florianópolis. Mais do que isso o governo não podia fazer. E aí vieram os tucos (1), na noite de Natal, até a igreja, os fiéis aguardavam a entrada da missa do galo. Depois desceram. Eram 13, soltavam fogos, discursavam diante da casa dos funcionários do governo e voltavam a pé da colina da matriz. Numa bodega tomaram uns goles de muita virtuosa coragem (ali havia uma cartomante). Nesse ínterim aproximam-se os civis, incumbidos, pela Superintendência, de zelar pela ordem e tranquilidade. Um deles já foi esfaqueado. A seguir dirigiram-se à cadeia para libertar os presos. Mas os homens da lei aí os prendem, e juntamente a cartomante.
         O engenheiro procurou de toda forma soltar seus homens. Antonio Tavares, encarregado do policiamento, não amolecia. O engenheiro passou a mal criações, “O senhor diz mais uma palavra e vai para a cadeia também”.
 Ai parou. O valente americano pegou o chapéu e saiu: “Vou embora! Canoinhas vai se arrepender!
         E assim aconteceu que a estrada de ferro não passasse por terrenos firmes, mas por banhados a seis quilômetros da vila. O americano não pode colocar a estação mais longe. Isso lhe doía.” (2)                    

            A descrição de Frei Aurélio Stulzer, baseada na Crônica de Canoinhas de Frei Menando Kamps, traz informações bastante interessantes para a História de Marcilio Dias. A estrada de ferro, tinha como passagem obrigatória Três Barras,  pois era ponto principal para escoamento da madeira  produzida pela Lumber, para os portos de São Francisco e Paranaguá. De Três Barras, a linha dirigia-se para  a Vila de Canoinhas. Por causa de um desentendimento, o engenheiro chefe mudou o trajeto da estrada,  que tomou a direção norte para depois seguir o curso dos rios Negro e Iguaçu. Essa mudança trouxe alguns problemas para a Companhia. Concluído o trecho entre Três Barras e Marcílio Dias,  foi aberto ao trânsito  em 1o. de abril de 1 913, ligando as estações de Hansa, atual Corupá, a Canoinhas, atual Marcilio Dias, conforme Thomé, em o Trem de Ferro. Vasconcellos e Pfeiffer, (1993, p. 377), citando Ediberto Trevisan, da Gazeta do Povo, de Curitiba, de 02.08.1988, afirmam que o trecho de Três Barras a Canoinhas foi inaugurado em quatro de outubro de 1913.
            Se não houvesse o desentendimento citado pelo padre, Marcilio Dias teria ficado de fora da rota da rede ferroviária e com certeza a sua história seria outra.
            A mudança de direção da estrada de ferro trouxe o casal de imigrantes italianos, Pedro e Teresa Gobbi, que construíram um hotel e restaurante, para abrigar a equipe de engenheiros e técnicos responsáveis pela construção do trecho. Durante a guerra do Contestado  de 1912 a 1915, os trabalhos de construção da ferrovia continuaram em ritmo lento, sendo concluídos somente em 1917. Estes foram alguns dos motivos que levaram o casal Gobbi a desistir de acompanhar os empreiteiros e optassem por ficar residindo em Marcilio Dias.
            Com a abertura do tráfego de trens, a partir de 1913 inicia-se a ocupação efetiva das terras de Marcílio Dias.
 

(1) Tucos: operários que trabalham na construção da estrada de ferro, removendo terras.(Dicionário Aurélio p. 1447)
(2)  STULZER, Frei Aurélio. A Guerra dos Fanáticos (1912-1916) A contribuição dos Franciscanos. Rio de Janeiro: Ed. Vozes,  1981, p. 117.

Estação de Marcílio Dias, década de 80.

Texto de Antonio Dias Mafra, Professor e Coordenador do Curso de História
UnC de Mafra.

domingo, 18 de novembro de 2012

Vendaval na Firma W.O.S.A.

Imagens da Firma Wiegando Olsen atingida por um vendaval na década de 90.










Fotos cedidas por Eliete Jarschel Kotelak.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Casa de Mario Cesar e Iraci Voigt Koslow


Mario e Iraci.
O Mario é professor e a Iraci Assessora de Direção no CESC.





 



Pomar.



Horta.




Filhotinhos do ninho construído em cima do portão da casa.