terça-feira, 29 de agosto de 2017

“Estas Crianças Não Ficarão Sem Aula” Por Adaír Dittrich


            Foi grande a repercussão da reportagem que o Jornal “Barriga Verde” publicara em sua edição de número 2261, no domingo dia 06 de abril de 1975.
            O nosso “Barriga Verde” apelava às autoridades constituídas para que reconsiderassem o despacho que indeferia o funcionamento da 7ª série do 1º grau da Escola Básica “Manoel da Silva Quadros”, da vila de Marcílio Dias.
            O fato foi noticiado por importantes jornais do país, entre eles, destacando-se “O Jornal de Santa Catarina”, de Blumenau e “Folha de São Paulo” e “Estado de São Paulo”, ambos da capital paulista.
            No dia 14 de abril, o deputado Acácio Pereira, que era muito atuante, representando as nossas ansiedades, em 14 de abril levantou o caso, em sessão, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Citou como justificativa a reportagem de nosso jornal apresentando a seus pares um exemplar daquela edição.
            Em sua proposição o deputado Acácio Pereira solicitava que se enviasse ao Governador do Estado uma mensagem telegráfica, pois necessitava-se de uma urgente solução para o caso.
            Em sua proposição Acácio Pereira ressaltava, além da reportagem do jornal, o impacto causado na comunidade. Ao citar o Ofício enviado pela Coordenadoria Local de Educação sediada em Canoinhas enfatiza o trecho em que afirma: levando em conta de que é, atualmente, a comunidade que mais tem contribuído em prol do ensino público procedendo doação gratuita de terreno e prédio com oito salas de aula e mais dependências, tendo o Estado construído tão somente duas salas de aula.” 
            E continua: “ ... e não é só, Senhor Coordenador: g) tendo em vista que o não funcionamento da 7ª série virá prejudicar altamente o ensino, havendo a evasão de 27 alunos, estancando a sua formação, não tendo qualquer possibilidade de prosseguimento cultural, esta CLE 08.09, pedindo vênia, é de parecer favorável pela autorização de funcionamento da 7ª série do 1º grau, solicitando reconsideração deste egrégio Conselho Estadual de Educação, desde que, o estabelecimento em apreço oferece todas as condições de espaço físico, de administração e de docência, ressalvando melhor critério dos órgãos técnicos superiores.”
            Continua solicitando que o pedido seja enviado com a maior urgência. Termina sua Justificativa com estas palavras:
            “Esperamos e contamos para tanto com a compreensão dos Senhores Deputados no sentido de que esta nossa proposição seja aprovada com a urgência necessária e indispensável.” (Junto um exemplar do jornal “BARRIGA VERDE”).                                                                                                    Sala das Sessões, 14 de Abril de 1975.                                                                                                          DEPUTADO ACACIO PEREIRA”
                O Presidente da Assembleia Legislativa, tão logo a proposição de nosso Deputado Acacio Pereira haver sido aprovada, encaminhou telegrama ao Governador do Estado.
            Não demorou muito e a reivindicação de nossa comunidade foi aceita.
            A Sétima Série do Primeiro Grau da Escola Básica “Manoel da Silva Quadros teve sua aprovação. Depois veio a Oitava Série, e, enfim a grande solenidade de formatura da primeira turma de ginasianos de nossa vila, em nossa vila.
            E a Diretora, Avany Dittrich Jürgensen, viu recompensado todo o seu sacrifício em deslocar-se, semanalmente, em uma rodovia de péssimas condições, até a cidade de Mafra, para responder aos questionamentos do processo contra ela instaurado pela Coordenadoria Regional de Ensino, por ter ousado se insurgir contra o poder maior e tentar, com as poucas e tênues armas que tinha em mãos, continuar lutando para que aquelas crianças não ficassem sem aula.

Jornal Barriga - Verde, abril de 1975

Primeira turma de ginásio que se formou na Escola Manoel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário